Um verdadeiro "tesouro" em prata foi encontrado nesta quinta-feira  dentro de um navio britânico que afundou na Segunda Guerra Mundial após  ter sido atingido por um submarino alemão.  A empresa americana Odyssey, especializada na recuperação de tesouros,  anunciou ter retirado 43 toneladas da carga de prata que estava do navio  Gairsoppa. Segundo a Odyssey, isso representa apenas "20% do total que o  cargueiro transportava".  
   Navio da Odyssey usado nas buscas pela carga em prata
  As operações no navio deverão continuar até o final de setembro.
  O Gairsoppa foi atingido por um torpedo alemão quando navegava de  Calcutá para Londres, em fevereiro de 1941. Ele levava 83 tripulantes e  dois atiradores. Todos se lançaram em botes ao mar durante o ataque  alemão, mas somente uma pessoa sobreviveu à jornada de 13 dias até a  costa.
  Em 2011 o navio foi localizado no Atlântico Norte, a sudoeste da  Irlanda. Ele está a 4.700 metros de profundidade e a 483 quilômetros da  costa.
  Os 1.203 lingotes de prata foram levados a um local seguro no sul da  Grã-Bretanha, informou a empresa. A Odyssey não divulgou o valor do  tesouro, mas em preços atuais da prata, o tesrou estaria avaliado em  torno de 38 milhões de dólares.
  O contrato firmado com o governo britânico concede à Odyssey 80% do valor da carga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário