segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Agentes penitenciários realizam Operação e se negam a realizar serviços


Começou a meia noite desta segunda-feira (20) a Operação 100% Legal, promovida pelos agentes penitenciários de Pernambuco, que irão se negar a realizar trabalhos que fujam das normas ditas em Lei. Segundo a categoria, com isso, a maior parte do trabalho está paralisado, demonstrando o quanto eles executam serviços de forma irregular.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes, Servidores, Empregados e Contratados do Sistema de Pernanbuco (Sinaspe), Nivaldo de Oliveira Júnior, o ato é para reivindicar melhorias nas condições de trabalho, onde falta efetivo, estrutura e viaturas apropriadas. Segundo ele, 50% das guaritas dos presídios do Estado são vazias porque não há efetivo.
“Os agentes são obrigados a fazer escolta com um número inferior ao permitido por Lei. Postos avançados que eram para ter 10 agentes para controlar as situações têm dois. Isso expõe a vida do agente, que pode esboçar alguma reação violenta por temor à própria vida. Não estamos pedindo nada de extraordinário, a não ser a condição de trabalho e de preso, condições dignas”, asseverou.
A realização da operação foi decida na última terça-feira (14), durante assembleia, e atinge todas as unidades prisionais do Estado. O ato segue até o próximo domingo (26). Na sexta-feira (24) o sindicato se reuni com o secretário de Administração do Estado para um primeiro contato. No próximo dia 31, em assembleia, a categoria irá avaliar se dão continuidade ao ato. O Governo do Estado irá se pronunciar apenas à tarde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário