quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Olinda recebeu 2,5 milhões de pessoas no Carnaval


Cerca de 2,5 milhões de pessoas brincaram o Carnaval de 2013 em Olinda. As ladeiras da cidade, que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, ficaram cheias de pernambucanos e turistas durante os quatro dias de folia. Os números foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13) pela Prefeitura da cidade.
Além dos pernambucanos, Olinda recebeu foliões de todas as partes do mundo. Os turistas lotaram a maior parte dos hotéis e pousadas do município, que registraram taxa de ocupação de 98%. Ao todo, a folia injetou cerca de R$ 120 milhões na economia da cidade.
Durante a folia, a Prefeitura preparou ações especiais nas ladeiras da Cidade Alta para atrair a atenção dos visitantes. No Mercado da Ribeira, por exemplo, os foliões puderam tirar fotos das suas fantasias através do Click Digital. Mais de 5 mil poses foram registradas e estão disponíveis na página da Secretaria de Turismo de Olinda no Facebook.
Os visitantes também puderam aproveitar a festa para realizar testes gratuitos de Aids, na campanha Fique Sabendo. Em parceria com o Ministério e a Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura realizou 390 testes de HIV no Carnaval.
A programação oficial também não esqueceu dos pequenos foliões, que puderam desfrutar de atrações especiais na praça do Carmo. Lá foram realizados shows e brincadeiras que atraíram mais de 12 mil crianças.
SERVIÇOS - Nos quatro dias de folia, a Guarda Municipal e a Delegacia de Olinda trabalharam para manter a ordem nas ladeiras da Cidade Alta. No total, foram registradas 76 ocorrências de desordem em espaço público e 21 de atos libidinosos. Além disso, 38 pessoas foram detidas por urinar na rua e 12 prédios públicos foram invadidos. Os oficiais também prestaram assistência a 172 crianças que se perderam de seus responsáveis.
A Vigilância Sanitária também fiscalizou os pontos de venda de alimentos no Carnaval. No total, 1.356 estabelecimentos foram vistoriados e 148 tiveram seus produtos apreendidos por não apresentarem condições adequadas de conservação. Já os serviços de saúde contabilizaram 1.221 atendimentos médicos durante a folia, sem contar com os pacientes socorridos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Tabajara.
A Prefeitura de Olinda ainda informou que os bloqueios de trânsito nas vias de acesso à cidade serão retirados a partir do meio-dia desta Quarta-Feira de Cinzas (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário