quinta-feira, 29 de março de 2012

Ministra do Meio Ambiente deve explicar Metas de Biodiversidade


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, será convidada a participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. Os deputados da Comissão da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Capadr), aprovaram, ontem, requerimento de autoria do deputado Homero Pereira (PSD), para que ela explique as metas brasileiras de biodiversidade para 2020 assumidas junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Conforme o parlamentar, as metas têm forte impacto na atividade agropecuária e são conflitantes com as regras do novo Código Florestal. “O setor produtivo não pode mais ficar a margem das discussões ambientais uma vez que é diretamente afetado por elas. Em razão disso, precisamos entender e ter participação ativa nas formulações brasileiras”, observou Pereira.
Dentre as metas, destacam-se: a criação de mais de 100 milhões de hectares de novas áreas protegidas na forma de unidades de conservação, terras indígenas e áreas quilombolas; investimento na gestão das unidades de conservação para que até 2020 100% das áreas criadas sejam efetivamente conservadas; evitar incentivos para atividades que tenham impactos na biodiversidade como café, cana e florestas plantadas; fomentar a criação de áreas indígenas e quilombolas; considerar as áreas de assentamentos para a meta de conservar ao menos 17% de cada bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário