sexta-feira, 1 de março de 2013

Polícia apreende materiais nas sedes de Torcidas Organizadas

Um grupo da Polícia Civil de Pernambuco, intitulado de Coordenação e Operação de Recursos Especiais (CORE) esteve em campo na tarde desta sexta-feira para visitar as sedes das torcidas organizadas Jovem, Fanáutico, Inferno Coral e Império Coral. A expectativa da equipe, que também administra o projeto Jogo da Paz, era apreender fichas de cadastramento dos membros, ingressos de partida e aparelhos tecnológicos, como notebook e computadores.
Além, obviamente, de um material mais comprometedor. O próprio delegado José Silvestre admite de que existia uma pretensão de localizar e buscar objetos explosivos, que podem causar danos físicos. Mesmo assim, este tipo de material não foi encontrado.
"Esperávamos encontrar artefatos explosivos, mas o nosso serviço de inteligência detectou que as torcidas foram avisadas de que a Polícia poderia chegar a qualquer momento. Tanto é que na sede da Jovem não encontramos nada (nem as fichas de cadastramento). Eles se dispersam muito facilmente. No entanto, essa é apenas uma fase em que nós operamos. Este serviço não termina aqui. O processo é muito dinâmico e podemos, sim, ter outras ações", ressalta José Silvestre.
Sem ter acesso aos objetos mais pesados, o delegado e coordenador do CORE não desvaloriza a importância do que foi, de fato, apreendido. Segundo o responsável pela operação, as fichas de cadastramento serão fundamentais em termos de futuro, no combate destes membros que cometem qualquer tipo de delito.
“Vamos puder cruzar as informações encontradas nas fichas com o nosso banco de dados. Muitas vezes os integrantes destas torcidas nos passavam endereços falsos. Juntando isso com o que foi apreendido (ontem) com as ações de reforço (cadastramento das organizadas e punições mais severas), esperamos reduzir as ocorrências e individualizar os delitos, para levar estes rapazes que cometeram crimes à justiça", comenta. 
Sem contar com as fichas de cadastro, os computadores e notebooks foram recolhidos para identificar as conversas entre os torcedores e poder mapear de uma maneira mais fácil os próximos passos destes membros das organizadas. O CORE também encaminhou à justiça um pedido para que os sites das torcidas, que incitam a violência, sejam fechados. E que os responsáveis sejam punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário