sábado, 18 de agosto de 2012

Paróquia da Torre celebra centenário com missas


 A chuva tornou-se, apenas, mais um complemento na noite desta sexta-feira (17) para os fiéis católicos que estiveram reunidos em comemoração ao centenário de uma das paróquias mais atuantes da Região Metropolitana do Recife. A freguesia da Torre foi criada no dia 17 de agosto de 1912, quando o então arcebispo Metropolitano de Olinda, dom Luís Raymundo da Silva Brito, criou-a por decreto, desmembrando-a da de Afogados. A sede da paróquia está localizada na igreja Nossa Senhora do Rosário, situada no bairro da Torre, na Zona Norte da Capital pernambucana. Durante toda a semana, foram celebradas missas em homenagem ao aniversário.
O monsenhor Romeu Gusmão da Fonte tem 83 anos e está à frente da paróquia há 51 anos. “É uma dia de alegria para todos nós. Somos todos uma grande família”, ressaltou. A comunidade está intimamente ligada aos trabalhos oferecidos pelos paroquianos através, por exemplo, da pastoral da saúde. “Realizamos uma média de 1,4 mil atendimentos por mês. São médicos e dentistas voluntários”, explicou padre Romeu, como é conhecido pelos fiéis. A programação começou com a apresentação da banda da Polícia Militar. Em seguida, foi iniciada a Santa Missa campal celebrada pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
“A paróquia da Torre é um exemplo para as outras paróquias, pois é uma das mais atuantes e participativas da arquidiocese. A participação e mobilização das pessoas aqui é muito grande com o trabalho que elas realizam e prestam à população carente. Monsenhor Romeu tem uma história muito bonita de dedicação por esta paróquia”, pontuou o arcebispo dom Fernando Saburido. Entre os convidados estavam o governador, Eduardo Campos, e a primeira-dama Renata Campos. “Tenho uma forte relação com esta paróquia, pois vivi 11 anos da minha vida morando aqui perto. Além disso, padre Romeu foi professor de Renata, realizou o casamento de minha mãe e ainda me batizou. Eu não poderia deixar de estar presente”, afirmou.
O público ainda pôde conferir uma exposição de fotos com momentos importantes da vida dos fiéis e da igreja, como batismos, eucaristias, crismas e casamentos. A noite foi encerrada com o show do frei Damião Silva.

Um comentário:

  1. 100 Anos de muito louvor e adoração ao senhor!

    Intercessora( Grupo Porta do Céu) Paroquia Nossa senhora do Rosário ¨Torre¨

    ResponderExcluir